Vacina contra a dengue nos profissionais
Praia Grande já iniciou a vacinação dos profissionais de saúde contra a dengue com a nova vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Denominado de Butantan-DV, o imunizante é dose única e, conforme critério determinado pelo Ministério da Saúde, primeiramente receberão a vacina os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária.
Os primeiros beneficiados foram os agentes de combate às endemias, que receberam a vacina na sede da Saúde Ambiental, no Bairro Vila Sônia, nesta segunda-feira (9). Esses profissionais atuam diretamente no combate ao mosquito da dengue, fazendo visitas nas casas, comércios, obras, pontos de reciclagem, para eliminar os focos de transmissão, além de todo o trabalho de conscientização em escolas, unidades de saúde, feiras livres, eventos, entre outras ações.
Na última sexta-feira (6), Praia Grande recebeu do Governo do Estado 357 doses da vacina do Butantan e, neste primeiro momento, vai priorizar os agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde, que também desenvolvem importante papel de conscientização com relação ao combate à dengue, fazendo visitas às residências. O Município aguarda o envio de novas remessas do imunizante para ampliar para os demais profissionais de saúde da Atenção Primária. Há previsão do envio de nova remessa para esta semana. Em uma etapa futura, dependendo do envio de doses, deverá ser aberto à população de 15 a 59 anos, de forma escalonada.
“Hoje demos um passo histórico na saúde pública ao iniciarmos a aplicação da vacina do Butantan contra a dengue nos profissionais que atuam diretamente no enfrentamento da doença. Isso marca um novo capítulo no Programa Nacional de Imunizações (PNI), reafirmando que cuidar de quem cuida é uma prioridade da saúde pública”, afirmou a enfermeira Soraya Santos da Rocha, responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande.
O Município registrou em 2025 1.219 casos e 3 óbitos, números bastante inferiores em relação a 2024, quando a Cidade computou 2.325 casos e 8 óbitos.
Sobre a vacina – A Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única do mundo contra a dengue. De acordo com o Governo do Estado, a tecnologia dessa vacina representa um avanço relevante ao permitir uma imunização mais rápida da população, além de reduzir custos e simplificar a logística de aplicação em campanhas de grande escala. Produzida em São Paulo, a vacina é resultado de anos de pesquisa e inovação científica e tem potencial para impactar diretamente a redução de casos graves da doença.
A aprovação da Butantan-DV é sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3 encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme. O estudo, conduzido entre 2016 e 2024, avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários residentes de 14 estados brasileiros.Composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, o imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. A maioria das reações foi leve a moderada, sendo as principais dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram raros e todas as pessoas se recuperaram.
Público jovem – Importante lembrar que a vacinação com a outra vacina da dengue, de origem japonesa e já liberada para pessoas entre 10 e 14 anos, continua disponível nas 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O esquema vacinal completo é composto por duas doses, que devem ser tomadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda.Para receber esta vacina é necessário que a criança ou o adolescente esteja acompanhado dos pais ou de um responsável. É preciso ainda apresentar documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência dos pais ou do responsável.