700 árvores plantadas Além das espécies
O novo Parque de Lazer Mirim, inaugurado no último final de semana, conta com arborização especial, adequada para as características do local. Mais de 700 exemplares de árvores foram plantadas no local. Espécies como Guanandis, Aldragos, Ipês Roxos além de uma variedade de palmeiras, arbustos e plantas como azaleia, jasmim, hibisco e muitas outras. O objetivo é ampliar as áreas verdes do Município e oferecer mais conforto à população.
O plantio de árvores de médio e grande porte, como Ipês e Guanandis, responsáveis por criar áreas de sombra, favorecem a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas, lazer, esportes e convivência familiar. A presença dessas espécies contribui para o conforto térmico e estimula a permanência dos frequentadores nos parques.
A arborização priorizou a utilização de espécies vegetais que se adaptaram bem às condições ambientais do Município, garantindo durabilidade, bom desenvolvimento das plantas e integração com a paisagem local.
Além disso, foram implantados arbustos ornamentais com flores, como Jasmim, Hibisco e Flor-do-Guarujá, que reforçam o aspecto paisagístico dos parques e de seu entorno, ajudando a valorizar visualmente os espaços, tornando-os mais atrativos, acolhedores e agradáveis para a população.
Segundo o subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos do Município, Marcelus Conde Machado, as intervenções também trazem benefícios ambientais, como a melhoria do microclima urbano e o fortalecimento das áreas verdes da Cidade. “Com o paisagismo, o parque oferece ambientes mais qualificados, funcionais e preparados para atender moradores e visitantes”.
As ações foram realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) que conta com viveiro onde são mantidos e recuperados exemplares utilizados na arborização da Cidade, além da central de compostagem, de onde saem os substratos utilizados no paisagismo do Município. O Parque de Lazer Mirim fica na Rua Rosa Marly de Souza, entre a Avenida Presidente Kennedy e a praia.