Dia da Consciência Negra

Em comemoração à Consciência Negra, PG r

Saiba Mais

Prefeitura de Praia Grande 20/11/2024

Foto Arquivo

Colaboração: Gabriel Neves

Nesta quarta-feira (20), começa a 4ª edição do evento "Semana da Consciência Negra - Celebrar é Resistir", em Praia Grande. Até sexta-feira (22), com atividades no Palácio das Artes e encerramento na Avenida Presidente Costa e Silva (Boqueirão), a programação acontecerá com uma série de atrações gratuitas, com objetivo de celebrar e valorizar a cultura afro-brasileira do nosso país, por meio de diversas linguagens artísticas, como música, dança, cinema, entre outras (confira a programação completa ao longo da matéria).Desde 2021, a organização deste evento, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, iniciou como parte do processo de retomada de eventos pós-pandemia. Este ano segue com a temática da valorização da cultura brasileira, ressaltando sua profunda conexão com a africanidade. Ao longo da programação, o objetivo é promover a conscientização sobre o combate aos preconceitos e evidenciar a riqueza da nossa cultura, que é resultado das influências africanas incorporadas ao longo da história.A programação diversificada inclui atrações musicais, homenagens, exposições e exibições de filmes, todas elaboradas em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMPIR). No primeiro dia, será inaugurada a exposição "Cores do Invisível", do artista Peu Grafitti, que revela o mundo urbano muitas vezes ignorado, destacando a beleza e a complexidade das pessoas e dos cenários do cotidiano. Além disso, a mostra "Afeto e Memória", que retrata a população negra em seus espaços diários, já está aberta para visitação no Galeria de Artes Nilton Zanotti. Os visitantes também poderão desfrutar de uma apresentação musical do Coral Vozes da Praia e Cleirton Bandeira, com um repertório dedicado a grandes intérpretes negros da MPB.Para o secretário de Cultura e Turismo, Maurício Petiz, é fundamental a valorização da cultura afro-brasileira em Praia Grande. “Evidenciar essa pauta é de grande relevância. Por meio de manifestações artísticas, podemos valorizar a riqueza da cultura afro-brasileira em nossa Cidade, transmitindo a mensagem de modo acessível para todos. Essa é uma forma de celebrar e desmitificar todo o mito e preconceito sobre as raízes africanas”, afirmou Petiz.

Programação

Todas as atividades da “Consciência Negra: Celebrar é Resistir” vão acontecer dentro do Complexo Cultural Palácio das Artes (localizado na Av. Pres. Costa e Silva, 1600 – Boqueirão), com exceção da Sexta Musical+ (Avenida Presidente Costa e Silva, na Rua Ponta Porã e a Av. Presidente Castelo Branco, Boqueirão), sempre com entrada gratuita.

20 de novembro – Palácio das Artes (Av. Pres. Costa e Silva, nº 1600 – bairro Boqueirão)

17h: Abertura da programação - Cerimônia de Homenagem (Conselho Municipal de Igualdade Racial

   17h30: Abertura da exposição “Cores do Invisível” (Artista: Peu Grafitti)

18 horas: Música no Hall: Vozes Negras - Cleirton Bandeira (voz e violão) e o Coral Vozes da Praia

21 de novembro - Palácio das Artes (Av. Pres. Costa e Silva, nº 1600 – bairro Boqueirão)

 10 horas: workshop Ritmos Brasileiros – professor Emerson Berti

14h às 17h: visitação da exposição “Cores do Invisível” (Artista: Peu Grafitti)

22 de novembro - Palácio das Artes (Av. Pres. Costa e Silva, nº 1600 – bairro Boqueirão) e Av. Pres. Costa e Silva (Boqueirão)

 14h às 17h: visitação da exposição “Cores do Invisível” (Artista: Peu Grafitti)

 16 horas: Exibição do filme “Besouro”

20h às 23h - Sexta Musical+ “Especial Consciência Negra” - Atração: Will & Banda – no intervalo da banda (21h20), apresentação de Afoxé Filhos de Olodumare

Local: Av. Presidente Costa e Silva (altura da Rua Ponta Porã e a Av. Presidente Castelo Branco, Boqueirão)

Todos os dias de programação – 20 a 22 de novembro (14h às 17h) – visitação da Exposição “Afeto e Memória”

 

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo